plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
MAURO BONNA

Veja os destaques da coluna de Mauro Bonna

Marajó bem mais pertoAvançam os estudos da Setran para retirar do coração da orla de Icoaraci o precário, improvisado e perigoso terminal de balsas para o Camará, no Marajó. Melhor do que a base de Miramar, que acrescentaria 45 minutos de navegação, surgi

Marajó bem mais perto
Avançam os estudos da Setran para retirar do coração da orla de Icoaraci o precário, improvisado e perigoso terminal de balsas para o Camará, no Marajó. Melhor do que a base de Miramar, que acrescentaria 45 minutos de navegação, surgiu a ponta da Baía do Sol, em Mosqueiro. Em linha reta é uma distância de 25 quilômetros que nas condições das atuais embarcações seria cumprido em apenas uma hora e meia.

Novos ventos na orla de Icoaraci
Com a restauração do Chalé Tavares Cardoso, voltou a vontade de reurbanizar o restante da orla de Icoaraci, entre o trapiche e a Soledade. As ocupações que margeiam a baía estão sendo cadastradas via satélite para futura desapropriação das benfeitorias, já que como invasores ninguém tem título de propriedade das áreas.

Acirra a concorrência de combate ao calor
A Frigelar abriu as portas na Almirante com Antônio Barreto mexendo logo com o mercado de mão de obra especializada. As de sempre, Setec, Imperador das Máquinas e Norte Refrigeração abriram os olhos e partiram para o ataque. Agora, a Dufrio, também gaúcha, e dissidente da Frigelar, começou a se instalar na Municipalidade, antigo ponto da Mitsubishi, exatamente em frente à Usina. Com o calor aumentando o acirramento da concorrência é salutar.

Programação gastronômica da festividade da Trindade
De 4 a 11 de junho, a Festividade da Igreja da Trindade vai oferecer uma semana gastronômica de tirar o fôlego. Na abertura, dia 4, Noite Japonesa. Na segunda, Noite Brasileira. Na terça, Noite Portuguesa. Na quarta, a Noite Love Is In The Air com a cozinha assinada por Fábio e Ângela Sicília. Na quinta, Noite Italiana. Na sexta, muito açaí e a nossa culinária regional na Noite Paraense. O sábado é da Noite Árabe. E no encerramento, Noite Mediterrânea.

Viaduto para travessa de fauna
Parte da Licença de Instalação para o Ramal Ferroviário Sudeste do Pará, que escoará minério até à Estrada de Ferro Carajás, a Vale construiu túneis, pontes e viadutos. O objetivo é garantir a menor interferência possível na Flona Carajás. A maior parte do traçado do ramal foi construída em áreas de pastagem adquiridas por meio de negociação com os proprietários. Três quilômetros dessas áreas passam pela flona. Com isso, soluções de engenharia permitiram a circulação de animais silvestres. São 32 passagens, que incluem até passagens para primatas. Já existem registros do trânsito de animais, como capivaras, tatus, jaguatiricas e tamanduás-bandeira.

Redução de floresta no Pará
A Câmara aprovou Medida Provisória que altera os limites da Floresta Nacional do Jamanxim, em Novo Progresso. Parte de sua área foi desmembrada para a criação da Área de Proteção Ambiental do Jamanxim. Os deputados aprovaram um texto substitutivo de José Priante, que diminuiu a área de proteção da flona, dos atuais 1,3 milhão de hectares para 561 mil hectares, menos da metade de sua área original. Ambientalistas e deputados da oposição dizem que a medida vai ajudar no desmatamento da região. O projeto agora segue para votação no Senado.

Modelo
O MB Group afastou a construtora paulista que estava tocando e assumiu diretamente a obra do Shopping Modelo, em Castanhal. A equipe de engenharia sob o comando de Rodrigo Nasser ganhou agora o reforço de Rodrigo Dourado.

UFC
Esta semana, Take Machida terá nova rodada de negociações com a Pará 2.000, objetivando sediar no Mangueirinho uma etapa do UFC.

BK
As duas lojas drive-thru Burger King, na Avenida Nazaré e início da BR, estarão abertas até o próximo Círio.

Remédio
O novo dono da rede Big Ben decidiu concentrar esforços no Pará e Pernambuco, com 150 lojas. Retirou-se das praças do Amapá, Maranhão e Piauí.

Obra
Kleber Menezes garante que, até outubro, conseguirá concluir uma guaribada asfáltica completa na rodovia Mário Covas.

Gastronomia
Um festival gastronômico do Pará será realizado no dia 5 de julho, no Hotel Vila Galé, em Lisboa. À frente Eduardo Souza e o chef Ophir Oliveira.

Feira
O Hangar abrigará em setembro, uma nova versão da Feira dos Municípios, agora focada em gastronomia.

Marajó
A compra de passagens para o novo ferry boat "São Gabriel" pode ser feita virtualmente pelo site da Henvil.

Recuperação
O advogado Mauro Santos virou especialista em recuperação judicial de grandes empresas paraenses. Foi o administrador judicial da Celpa, é da Visão e agora também da Yamada. Bárbara Ibrahim Santos é a administradora judicial da Mendes Comunicação.

Indy
A convite da Bridgestone, o empresário Ricardo Lucas (RR Pneus) estará no domingo que vem, assistindo a etapa da Fórmula Indy em Indianápolis, nos Estados Unidos .

Grão
No ano passado, o porto de Vila do Conde recebeu 39 navios graneleiros embarcando algo como 2,4 milhões de toneladas de grãos. A expectativa para este ano são de 9 milhões de toneladas em 120 navios.

Jovens
O CCBEU recebe mais um grupo de quatro jovens embaixadores americanos que conhecerão o Brasil e sua cultura. Passarão 11 dias em Belém vivenciando a cultura local. Essa é a proposta do Programa Jovens Embaixadores.

Estacionamento
A Unama organiza uma campanha de conscientização da sociedade em não usar as vagas reservadas para as pessoas com deficiência. A ação ocorrerá nos dias 26 e 27, no estacionamento do Parque Shopping.

Ácida
A Shopping Polpas ingressou com ação na Justiça contra a Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu (Camta), com pedido de indenização por danos materiais e morais. Há mais de 23 anos, a empresa mantinha a distribuição das polpas de frutas da cooperativa em Belém e Região Metropolitana. Sem qualquer aviso, a Camta passou a comercializar seus produtos diretamente com os clientes da empresa.

Nuclear
Um escritório regional da Comissão Nacional de Energia Nuclear será instalado no campus da UFPA, no Guamá. Novas oportunidades para o atendimento de demandas de setores, como saúde e indústria.

Terrinha
Um novo projeto para a Fazenda Vitória começa a ser rabiscado pela arquiteta Rosângela Martins. É a Pequena Portugal, um espaço coberto e climatizado para a realização de casamentos e aniversários em épocas de chuva.

Pouso
O empresário Tony Santiago reunirá corretores no dia 3, para lançamento técnico do Pouso dos Guarás Residence, em Salvaterra. Na primeira etapa, em ritmo de condomínio fechado, serão 120 apartamentos de 34 e 68 metros quadrados. Selo da Solobase Construções.

Agronegócio
A multinacional peso-pesado Bunge, presente em Barcarena, foi classificada pelo Linkedln como a empresa do agronegócio mais atraente para candidatos brasileiros.

Modulado
A Marelli Belém começou a trabalhar com divisórias-piso teto, com acabamento acústico e com várias modulações personalizadas de acordo com o gosto e necessidades do cliente. É pioneira nesse material, com assistência técnica e montagem local. São duas linhas desenvolvidas por designers italianos exclusivamente para venda na loja.

Namorados
No site do restaurante Famiglia Sicilia abriram as reservas com taxa para o Dia dos Namorados, com duas rodadas, no dia 11, domingo, e na segunda.

Vinho
Wine Dinner, com produtores portugueses da região vinícola do Dão, ocorrerá no restaurante Famiglia Sicilia, no dia 16 de junho.

Ananindeua
A Faculdade Maurício de Nassau (Ser Educacional), em Ananindeua, ocupará as instalações do Colégio Intelectual nos turnos vespertino e noturno. Ofertará já no segundo semestre os cursos de graduação em ADM, Contábeis, Gestão Comercial, Logística, e Segurança no Trabalho, os três últimos tecnólogos.

Mel
Na quinta, o Sebrae no Pará promoverá II Seminário de Apicultura em Conceição do Araguaia, em parceria com a prefeitura do município. O objetivo é apresentar a agricultores e aos pequenos negócios locais a proposta e o potencial da Rota do Mel na região sul do estado, com abordagens sobre as boas práticas de fabricação e licenciamento de atividades rurais.

Marabá
Com valor global de 1,2 milhão e prazo de 120 meses, a Novasti, especializada em móveis e artigos para o lar, acaba de se instalar no entorno do aeroporto de Marabá.

Pátio
Em agosto, Cristiane Brito estará abrindo uma franquia da Parmeggio no mix da Praça de Alimentação do Pátio Belém.

Pratinha
Com 768 unidades residenciais, o Viver Pratinha, na Arthur Bernardes, será entregue em junho. Programa Minha Casa Minha Vida.

Jingle bells
Nesta semana, Eduardo Salame viajará para São Paulo onde participará da Feira Natal Show, no Expo Center Norte. Ele já vai começar a trazer novidades para as festas de final de ano no Jardim Secreto.

Engenharia
O curso de Engenharia Ambiental da Estácio Belém teve 24 trabalhos aprovados para apresentação no 29° Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, em São Paulo. O evento, considerado o maior das Américas na área de saneamento ambiental, será no segundo semestre.

Junino
O Atacadão inicia esta semana, o Arraiá da Economia com ofertas em mais de 300 produtos.

Moleca
Hildinha Barra Moura agora é a representante exclusiva, de Belém até Castanhal, dos famosos calçados femininos da marca Moleca.

Yamada
O espaço onde funcionou o lojão da Yamada, em Castanhal, será transformado pelo grupo em centro de compras Plaza, com muitas operações, que já começa ancorado pelo hipermercado Mateus. Serão cerca de 14 mil metros quadrados de área bruta locável, em sua primeira etapa.

EM ALTA
Portugal
Fornadas diárias do legítimo pastel de nata transformaram o Formosa Umarizal em point gourmet.
Ônibus
O Setransbel caminha a passos largos para formação de um consórcio reunindo as 19 empresas de Belém.
Cozinha
Açaí, tapioca e tucupi são atrações no Bio, novo restaurante de Alex Atala no Itaim Bibi, em São Paulo.

EM BAIXA
Política
O videoclipe de Dona Onete, no YouTube, virou hit crítico: o Brasil no meio do pitiú.
Crise
A construtora Queiroz Galvão, dona de grandes fazendas no Pará, caminha para Recuperação Judicial.
Voo
GOL cobrará por internet a bordo de seus aviões.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias