plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
MAURO BONNA

Confira os destaques da coluna de Mauro Bonna

UFPA 60 Anos em seminárioCom o título “A UFPA e o Desenvolvimento da Amazônia”, a professora Edna Castro, do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará, fará a conferência de abertura do Seminário UFPA 60 Anos, no dia 29 de maio, n

UFPA 60 Anos em seminário
Com o título “A UFPA e o Desenvolvimento da Amazônia”, a professora Edna Castro, do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará, fará a conferência de abertura do Seminário UFPA 60 Anos, no dia 29 de maio, na Feira Pan-amazônica do Livro. A programação completa do seminário inclui outras duas conferências e nove mesas-redondas sobre a história dos primeiros cursos e a formação da instituição ao longo de seis décadas.

Ozônio na odontologia de Belém
O Ozônio é um dos oxidantes naturais mais potentes, é um poderoso germicida, aumenta oxigenação tecidual, modula o sistema imunológico, possui ação anti-inflamatória, além de acelerar a reparação de maneira natural. Em Belém, a Flexa Ribeiro Odontologia é a primeira clínica a aplicar o método em seus pacientes.

Desafio de moda na Fipa
O Sebrae e o Senai, com apoio do Sindusroupa e instituições de ensino superior do Pará, realizarão o Desafio da Moda, no dia 5 de maio, durante a Feira da Indústria do Pará (Fipa), no Hangar. Os competidores selecionados serão alunos do curso de Moda, que terão como prova a criação de peças com foco na sustentabilidade, utilizando resíduos da indústria de uniformes. Após a produção dos croquis, haverá um desfile na Fipa para a escolha dos alunos vencedores.

Rodada de negócios de moda
No dia 4 de maio, empresas do segmento de moda, atendidas pelo Sebrae, participarão de uma rodada de negócios no Hangar. O encontro entre os compradores e empresários de pequenos empreendimentos desse segmento faz parte da programação da XIII Fipa (Feira da Indústria do Pará), promovida pela Fiepa e Sebrae, de 3 a 6 de maio. Ao todo serão realizados quatro encontros de negócios, sendo três nacionais e um internacional envolvendo os ramos de cosméticos, moda, alimentos e bebidas e reparadores automotivos.

Palco Giratório inicia 20ª edição no Pará
O maior circuito brasileiro de artes cênicas faz 20 anos e iniciará a primeira etapa no Pará nos dias 26, em Castanhal, e 28, no Sesc Boulevard, com o espetáculo “Palafita”, do Grupo Fuzuê, do Ceará. O Palco Giratório traz a participação de grupos nacionais e locais, promovendo o acesso a espetáculos de qualidade a um público amplo e diversificado. Todas as atrações são gratuitas. As apresentações ocorrem às 19h e a classificação é 12 anos.

Petróleo
A francesa Total está investindo 30 milhões de dólares na perfuração de nove poços de pesquisa exploratória de petróleo, a 120 quilômetros do município de Oiapoque, na costa do Amapá. A gestão da operação permanece em Belém.

Tinta
Em parceria com a Suvinil, o Formosa Umarizal inaugura ainda neste mês, uma loja completa com máquina de tinta e todos os acessórios.

Laranja
Começaram a serem liberadas as parcelas do FNO para a Citropar colocar em funcionamento a fábrica de suco, em Capitão Poço. Já foram liberados 4 milhões de reais de um total de 16 milhões. Se não forem aceleradas as liberações, a safra da laranja deste ano novamente será vendida in natura para São Paulo. Menos emprego no Pará.

Eventos
Raíssa Aguilera iniciará operação em junho, do Ranchinho Conceição Eventos. Nova e moderna opção na rodovia dos 40 Horas.

Paragominas
A MB Plan, braço de loteamento do MB Group, responsável pela implantação do Condomínio Parque Paricá, em Paragominas – concluiu 100% do empreendimento. No ano que vem iniciará a segunda fase com mais 500 lotes com o mesmo padrão.

Castanhal
O grupo mineiro Bretas aguarda a trégua das chuvas para começar a construção de um lojão para o Mix Mateus em área privilegiada de 17 mil metros quadrados, no entorno do Cristo, em Castanhal.

Yamada
Ainda neste ano, o Grupo Yamada transformará o seu ponto em Castanhal em um centro de compras, tendo o Mateus como âncora. O mesmo deverá ocorrer na matriz em Belém, com variadas operações.

Miami
A partir de 5 de julho, a Latam substituirá o equipamento que cobre o trecho Belém-Miami-Belém. Sai o Boeing 767 e entra o A-320. Com 174 lugares, serão 46 assentos a menos e somente com classe econômica. Sem classe executiva. Para compensar, a companhia iniciará uma terceira frequência semanal às quartas, pela madrugada.

Tempo
Para uma rápida atualização profissional, este espaço estará ausente nas próximas edições de terça, quinta e domingo. Retornará firme e forte, na terça, 2 de maio.



Salomão
Salomão Mufarrej (terceira geração) assumiu a gestão da famosa Casa Salomão, fundada em 1906, agora com horário regular de funcionamento e estacionamento para clientes.

Hotel
Como a Accor encampou hotéis da BHG em Belém, haverá troca de bandeiras: os atuais Tulip Inn, tanto na avenida Nazaré, quanto ao lado da Igreja da Trindade, passarão a hastear a bandeira Ibis. Já o Golden Tulip Connext, na Dom Romualdo de Seixas, passará a usar a bandeira Mercure.

Carne
A Operação Carne Fraca não afetou substancialmente as exportações brasileiras de carne bovina, em março: renderam 501 milhões de dólares, um aumento de 22% sobre fevereiro. Foram embarcadas 125 mil toneladas, um crescimento de 20% na mesma comparação.

Frango
O frango defumado recheado virou a grande sensação do Empório Grão-Pará, agora sob o comando do chef Ayrton Benate. Na Wandenkolk com Domingos Marreiros.

Parauapebas
O MEC autorizou a instalação do inédito curso superior de Tecnologia em Automação Industrial, no IFPA-Parauapebas. Conhecimentos em sistemas mecânicos, eletroeletrônicos e computação.

Redenção
Agora em maio, começam as aulas do primeiro curso de Odontologia do sul do Pará. Com 100 vagas devidamente autorizadas pelo MEC na FIC - Faculdade Integrada Carajás.

Estética
O curso de pós-graduação em Enfermagem Estética, que a Esamaz inicia agora, tem a chancela do Conselho Federal de Enfermagem.

Celeiro
O arquiteto Helder Coelho fará uma repaginação completa no Celeiro, o mais aconchegante e caro pit-stop da BR-316.

Armazém
Armazém Belém, novo restaurante no mix do Bosque Grão-Pará. Inauguração em maio.

Veneza
Afuá, a Veneza do Marajó, localizada a 256 quilômetros de Belém e a 79 de Macapá, é abastecida e socorrida pelo estado vizinho.

Psi
O MEC reconheceu o curso de mestrado da área de Psicologia, Neurociências e Comportamento, e o de doutorado em Psicologia, ambos da UFPA.

Ensino
A Feapa, de Edson Franco, pleiteou oficialmente ao MEC os cursos de Direito, Arquitetura e Enfermagem. A faculdade procura ponto para um segundo campus no centro da cidade.

Direito
Com mais 918 vagas para o curso de Direito, a Unama planeja novo campus na região Augusto Montenegro/Icoaraci.

Açaí
O aplicativo Açaí Paidégua, incubado no Espaço Inovação do PCT Guamá, por alunos da UFPA , rastreia os pontos de açaí mais próximos do usuário, os quais tenham garantia de qualidade certificada pela Vigilância Sanitária. Sucesso!

Ananindeua
A Faculdade Maurício de Nassau em Ananindeua, funcionará nas instalações do Colégio Intelectual. Ofertará cursos de graduação em ADM, Contábeis, Gestão Comercial, Logística e Segurança no Trabalho.

Calçado
O Grupo Studio Z começou a reformar o casarão de 1.600 metros quadrados que recentemente comprou do empresário Carlos Xerfan, no coração da João Alfredo.

Musical
Na sexta, Dia Nacional da Educação, o Grupo Tem apresentará o musical infantil “O Circo Rataplan”, com direção de Agenor Del Valle, música de Alcyr Guimarães e produção de Wilson Costa. No auditório da Esmac, na Cidade Nova, às 9h e 10h.

Campus
A Faculdade de Turismo da UFPA realiza, desde 2007, o projeto Visita Campus destinado a estudantes de escolas públicas e privadas interessados em conhecer a Cidade Universitária do Guamá. A programação é gratuita e funciona o ano inteiro.

Cupuaçu
Tudo pronto para a 27ª Festa do Cupuaçu, de sexta a domingo, tendo como atrações musicais Naiara Azevedo, Péricles e Bruno e Marrone. A Rainha do Cupuaçu, a ser escolhida, ganhará um carro zero. Em Presidente Figueiredo, no Amazonas.

Ponhamesa
O Inpa vai promover, de terça a domingo, o I Workshop Internacional sobre Louva-a-deus Neotropicais. O evento inédito terá a presença de especialistas em louva-a-deus de diversas partes do mundo, além de estudantes latino-americanos interessados no assunto. No mundo, existem mais de 2.500 espécies descritas; no Brasil, 251.

Emprego
O Ministério do Planejamento autorizou a nomeação de 200 candidatos aprovados no concurso do INSS, para o cargo de Técnico do Seguro Social.

Massa
O aeroporto de Carajás, o único do Brasil localizado dentro de uma floresta - a Flona de Carajás -, agora dispõe da filial do restaurante Tarantela, de Parauapebas.

Argumento
Luiz Sampaio, diretor de Crédito e Distribuição do Banco da Amazônia, estará amanhã no Argumento da RBA, falando sobre o FNO.

Arquitetura
Na quarta, Conceição Barbosa faz evento no One Ball, na Benjamin, para marcar o início de uma nova etapa do CB Arquitetos. Nova marca, novo site e estreia nas
redes sociais.

Lançamento
MB Group/Quadra Engenharia lançará agora em maio, o Collection, no entorno da igreja-mãe da Assembleia de Deus, na Governador com 14 de Março. Serão 80 mil metros quadrados de área construída, duas torres e 900 vagas de estacionamento. O maior multiuso do Norte/Nordeste, com residencial, comercial e área corporativa.

EM ALTA
Expresso
Em agosto, o Banco da Amazônia instalará a Central de Crédito do Pará. Tudo para tornar a tramitação mais célere.
Hamburger
Começou a instalação da Porpino Burger no antigo ponto do Maricotinha, no mix do Boulevard. Inauguração em junho.
Agronegócio
A CNA planeja abrir em Santa Isabel, uma faculdade com cinco cursos superiores focados no agronegócio.

EM BAIXA
Descuidado
O tempo passa e a Setran não consegue retirar do coração da orla de Icoaraci, o precário terminal de balsas para o Marajó.
Respeito
Icoaraci, o Marajó e principalmente os usuários do serviço merecem uma melhor atenção e cuidado da Setran.
Desconforto
Como ficará a logística no terminal de Icoaraci com o novo ferry boat da Henvil, para 1.000 passageiros e 100 carros?

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias