plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
MAURO BONNA

Confira a coluna do Mauro Bonna deste domingo

Porto Dias entra na era robóticaO Hospital Porto Dias recebeu o DaVinci Sistema de Cirurgia Robótica, da companhia norte-americana Intuitive Surgical. Permite a realização de cirurgia complexa com técnica minimamente invasiva e precisão muito superior a e

Porto Dias entra na era robótica
O Hospital Porto Dias recebeu o DaVinci Sistema de Cirurgia Robótica, da companhia norte-americana Intuitive Surgical. Permite a realização de cirurgia complexa com técnica minimamente invasiva e precisão muito superior a experimentada por métodos convencionais, ou até pela cirurgia por vídeo tradicional. As vantagens se dão pela facilidade de acesso a órgãos e estruturas delicadas, pela melhor ergonomia do cirurgião, pela visão tridimensional do campo operatório e pela manipulação mais intuitiva dos instrumentos. Apresenta resultados superiores em diversos procedimentos, como na excisão da próstata em que a taxa de lesão de pequenos nervos que leva à diminuição da potência sexual e da continência urinária é bem menor do que quando utilizados os métodos tradicionais.

Mais obras no Umarizal
Na primeira semana de abril, começará a obra de mais um empreendimento da parceria MB/Quadra com a segurança e velocidade do sistema de custo programado, marca registrada da parceria. É o Life Spa&Gym. Rompeu limites mesmo no ano de crise. Com 60% comercializados, terá 48 meses de obra. Enquanto isso, pela João Balbi, o Lumini avança com apenas 18 meses para sua conclusão com 19 exclusivas unidades de 338 metros, piscina privativa ao nível do piso e 3,85 metros de pé direito.

Arya, mais um comercial conceito
No dia 12, no Hall Belém, o lançamento para corretores do novo comercial do Umarizal: Arya. Seguindo o sucesso do Connext, Evolution e Torre Infinito, o novo prédio conceito feito sob medida com preço ajustado para o momento chama atenção. Salas a partir de 126 mil reais com acesso a inúmeras facilidades exclusivas; um pacote de tecnologia nunca visto na cidade. Obra pelo sistema de custo programado que iniciará ainda neste ano, com duração de 42 meses. Selo de MB/Quadra.

Festividade da paróquia da Trindade
Programação litúrgica e noites temáticas fazem parte da Festividade da Paróquia da Santíssima Trindade, que ocorrerá de 4 a 11 de junho, tendo à frente o pároco, cônego José Gonçalo Vieira. O tema: "Trindade e a Virgem Maria - sede de sabedoria". Evento beneficente para a manutenção e reforma dos centros sociais da paróquia. Neste ano, será realizada no sábado, dia 10 de junho, véspera da Santíssima Trindade, a Procissão Luminosa pelas ruas do bairro.

Projeto Negociar da Celpa
A partir de amanhã, a Celpa realizará uma Semana de Conciliação para os clientes que possuam débitos pendentes. A iniciativa faz parte do "Projeto Negociar", voltado aos clientes que receberam cartas-convite do Tribunal de Justiça. São aguardados cerca de 600 clientes no Fórum Cível, na Cidade Velha, de 8h às 17h.

Dinamarquesa pede refúgio
Ao ver uma reportagem na TV, um atento observador achou que uma das dinamarquesas que fugiram com os filhos para o Brasil, escondendo-se em Mosqueiro, não precisava se maquiar e se produzir tanto, e que, ainda por cima, deu uma cruzada de pernas que pareceu apelativa. Para quem está tão infeliz, desesperada, triste, pedindo a condição de refugiada, a imagem não foi das melhores.

Boi
Lutando contra algumas lideranças institucionais do setor, que naturalmente perdem poder, no sábado que vem será definitivamente criada, nas dependências do Sindicato dos Produtores Rurais de Marabá, a Acripará – Associação dos Criadores do Pará.

Cozinha
O Instituto Paulo Martins informou oficialmente que neste ano não será realizado o Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense. O VOP 2017, que seria a 15ª edição do evento, esbarrou na falta de apoio necessário.

Direito
A Unama vai oferecer o curso de Direito também no campus Alcindo Cacela, nos turnos matutino e vespertino. Vestibular em junho.

Monstrengo
A Bechara Mattar Comércio informou que nada tem a ver com o monstrengo que há anos polui a região da Sé. Pertence a herdeiros que, na verdade, abandonaram o imóvel. A Prefeitura deveria desapropriá-lo e implodi-lo. Belém merece!

Hotel
Abriu o hotel executivo com a bandeira da Rede Bristol, na Praça Brasil, em frente ao Líder. São 145 apartamentos em um investimento de 18 milhões de reais.

Castanhal
Burger King e Studio Z reservaram espaço no mix do Modelo, em Castanhal. O shopping estará pronto em dezembro.

Sushi
O chef carioca Nao Hara chega hoje, ao Sushi Ruy Barbosa, para renovação anual de cardápio. Haverá dois jantares do tipo menu degustação para apresentar os pratos novos na quarta e na quinta.

Expedição
O cruzeiro "Hanseatic" passará por Belém no dia 10, onde fará troca de 140 passageiros. Vão até Iquitos, no Peru. E no seu retorno, encerrará a pífia temporada do turismo marítimo na cidade.

Parque
No ar o site parquedebelem.com.br. Com todas as informações e manifestações de apoio à ideia cidadã de instalação de um parque urbano na área do Aeroclube. Também uma petição pública de adesão.

Gastronomia
A Abrasel firmou parceria para dar suporte técnico à Escola Bosque, em Outeiro, para o surgimento de uma Escola Técnica em Gastronomia. Foco na preparação de mão de obra e fornecimento de matérias primas.

Supermercado
A Aspas organiza uma grande delegação de supermercadistas paraenses para participar da Apas Show 2017, de 2 a 5 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Pão
A própria dona Maria Oliveira decidiu pôr a mão na massa. Conclusão: a padaria do Formosa Umarizal oferece um ciabatta dos deuses.

Camarão
Atendendo a pedidos, Erick Guimarães lançou no Avuado, a moranga de camarão na versão mini. O petisco é para uma pessoa.

Selo
O Centro de Otorrinolaringologia do Pará, comandado pelos médicos Francisco Palheta e Angélica Pezzin, recebeu o selo Marca Registrada, concedido pelo Inpi.

Páscoa
O Bosque Grão-Pará traz o Desafio de Páscoa. Será um jogo de tabuleiro onde as crianças farão o circuito jogando em busca de prêmios: chocolates e outras surpresas. A corrida pelos chocolates do Bosque iniciará nesta quarta.

Laboratório
No Laboratório Beneficente de Belém as apresentações do teatro de bonecos voltarão às terças, quintas e sábados. E agora a unidade da Boaventura conta com o projeto Saúde na Cidade, para os moradores do bairro.

Carro
No próximo final de semana ocorrerá a 4ª Edição do Feirão de Automóveis do Bosque Grão-Pará, com 16 revendas participantes, no horário de 9h às 21h.

Voto
O TRE mantém uma unidade móvel de atendimento ao eleitor no estacionamento do Bosque Grão-Pará.

Sebrae
Fabrizio Guaglianone, agora é membro do Conselho Fiscal da Associação Brasileira dos Sebrae Estaduais (Abase). As ações da Abase são voltadas ao fomento e evolução dos serviços do sistema Sebrae.

Marajó
SPA da Pousada dos Guarás começará no dia 15 de maio. Cardápio assinado pelo nutrólogo Igor Picanço.

Mestre
Uma delegação de cerca de 40 pessoas, dentre elas professores, advogados e estudantes, viajará a Portugal, para participar de uma homenagem ao saudoso professor Daniel Coelho de Souza, na Faculdade de Direito de Lisboa, nos dias 10 e 11 de maio.

Ferry
A Henvil vai inaugurar oficialmente, no dia 27, o imenso ferry boat "São Gabriel". Haverá festa. Fará em duas horas e meia a linha entre Icoaraci e Camará.

Combustível
A Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil, realizará no dia 11, a inauguração do Terminal em Marabá, no Distrito Industrial.

Grão
A Louis Dreyfus Company (LDC) ainda realiza estudos logísticos e ambientais para instalar um Terminal de Uso Privado para movimentação de grãos, em área recém-adquirida na enseada do Malato, em Ponta de Pedras.

Saudável
Thânia Couto Health & Fitness, em frente ao Sushi Ruy Barbosa, incrementou linha completa de produtos saudáveis, incluindo até ovos de Páscoa de alfarroba, ricos em vitaminas, minerais e fibras.

Temer
Antes de entrar na política, Michel Temer esteve mais de uma vez em Belém como procurador-geral do Estado de São Paulo. Numa dessas vindas, acabou se descobrindo que ele tinha uma paquera paraense.

Mendes
Nesta semana, a Mendes Comunicação apresentará o seu plano de recuperação judicial.

Autismo
Hoje, em Barcarena, a comunidade sairá às ruas para a V Caminhada de Conscientização do Autismo, com o tema "Precisamos falar sobre autismo". A iniciativa é da Associação de Apoio e Orientação aos Pais de Autista (Gaopa).

Criança
A franquia de moda infantil Coisas di Maria será inaugurada no sábado que vêm, no Boulevard. A loja inova com pequenos acessórios, peças do dia a dia até vestidos luxuosos feitos à mão. Negócio de Bruno e Luciana Monteiro.

Embraer
Estão abertas até o dia 16 as inscrições para a 6ª turma do Programa Projetista Embraer. Podem concorrer às vagas, técnicos e tecnólogos formados entre 2014 e julho de 2017 nos cursos de Elétrica, Eletrônica, Mecânica, Mecatrônica, Projetos, Telecomunicações e outros relacionados.

Doulas
A Câmara aprovou projeto do vereador Fernando Carneiro (Psol) que garante a presença de Doulas em hospitais e maternidades de Belém. Doulas são acompanhantes de parto profissionais, responsáveis pelo conforto físico e emocional da parturiente durante o pré-parto, nascimento e pós-parto.

Defensoria
Deputados governistas e oposicionistas pretendem alterar a LDO 2017, para retirar uma parte da verba do TJE, transferindo-a para a Defensoria Pública, que entra ano sai ano luta com dificuldades orçamentárias.

Bridgestone
A convite de Fábio Fossen, presidente da Bridgestone no Brasil, o empresário Ricardo Lucas assistirá a Fórmula Indy em Indianápolis, EUA, no dia 28 de maio. A RR Pneus, de Ricardo Lucas, é a maior revendedora de pneus Passeio e Camionete no Brasil da marca Bridgestone, que, por sua vez, é o maior fabricante mundial de pneus.

EM ALTA
Contas
Será no Hangar, nos dias 21 e 22 de junho, o 8º Fórum do TCE e Jurisdicionados. Evento grande e de prestígio.
Chocolate
A marca Gaudens, de Fábio Sicilia, debutará em junho, em evento gastronômico na Itália.
MP
O procurador-geral de Justiça nomeado, Gilberto Valente Martins, estará amanhã, no Argumento da RBA.

EM BAIXA
Voo
A Infraero extinguiu 140 cargos comissionados e muitas gerências Brasil afora.
Verde
Muitas mangueiras ao chão e nenhuma medida preventiva concreta para diminuir o risco.
Remédio
O governo decidiu fechar unidades próprias do programa Farmácia Popular.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias