plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
GERSON NOGUEIRA

Leia a coluna de Gerson Nogueira deste sábado, 19: Ressaca é para os fracos

Três dias depois de levantar a taça do bicampeonato da Copa Verde, o Papão volta a campo para enfrentar as dificuldades da Série B. Recebe, hoje à tarde, na Curuzu, o São Bento de Sorocaba, recheado de jogadores experientes e que realiza boa campanha na c

Três dias depois de levantar a taça do bicampeonato da Copa Verde, o Papão volta a campo para enfrentar as dificuldades da Série B. Recebe, hoje à tarde, na Curuzu, o São Bento de Sorocaba, recheado de jogadores experientes e que realiza boa campanha na competição.

No futebol de agenda sempre apertada, calendários que exigem competições simultâneas, o prazer de saborear conquistas importantes é efêmero. Não há tempo para festas e desfrute, como se um título fosse banal. Os idiotas da objetividade adoram esse ritmo espartano. Mas, quem sabe o duro que é ganhar uma taça, só lamenta.

É o que ocorre com jogadores e comissão técnica do Papão, que mal despertaram na manhã de quinta-feira e já tinham treinamento marcado como preparação para o compromisso de hoje, valendo três pontos na Série B, contra um adversário de respeito – e descansado.

O time deve ser o mesmo da final da CV, com a possível entrada de Maicon Silva na lateral direita e do estreante Carlinhos na esquerda. Do meio em diante, nenhuma mudança significativa, embora se especule sobre a entrada de Thomaz na vaga de Moisés.

Caso isso ocorra, Dado Cavalcante estará abrindo uma janela de qualidade nas ações da meia-cancha, pois Thomaz é um meia-armador e tem recursos para tornar a transição menos sujeita a passes forçados e à correria pelos lados do campo.

Por outro lado, a opção natural por Moisés ao lado de Cassiano e Mike representa a confirmação do desenho de time que vem funcionando (muito bem) neste começo de Série B. Jogando assim, o Papão acumula três vitórias e dois empates. Posiciona-se próximo ao G4 e pode, caso vença hoje, voltar para a zona de acesso.

No fundo, o maior dos adversários para os bicolores será entrar no clima festivo que a torcida deve fazer ainda em comemoração à conquista da Copa Verde. Manter a concentração em alta é sempre desafiador, ainda mais em momentos de grande empolgação e alegria.

O São Bento também cumpre uma boa trajetória neste começo de competição, em oitavo lugar, com 9 pontos, sem sofrer derrota. No meio-campo, tem Diogo Oliveira, que passou pelo Papão em 2017 e não deixou muitas saudades. É sempre, porém, um jogador a merecer atenção, principalmente pela facilidade nos chutes de média distância.

Como todo adversário é perigoso e todo jogo é difícil na Série B, cabe ao Papão não desperdiçar as oportunidades criadas e procurar transformar o entusiasmo do torcedor em combustível para pressionar o visitante dentro do caldeirão da Curuzu.

Direto do blog

“Como torcedor, e não um investidor, não dou a mínima para declarações de boleiros, me importam mais os gols. Renato pode falar o que quiser. A decisão de Telê Santana é uma decisão de pouco, ou nenhum, impacto social prático na vida dos brasileiros. A decisão dele teve grande impacto sobre Renato. O fato de Renato e Leandro não terem ido à copa de 1986 não significa absolutamente nada sobre a classificação final da seleção naquela copa. Nesse sentido, a declaração de Renato é só especulação e uma certa amargura, compreensível até.

Por outro lado, do ponto de vista do Código Civil, os clubes são associações sem fins lucrativos e que usam dinheiro público indiretamente por causa das vantagens fiscais e tributárias. Clube de futebol é uma instituição de direito privado que presta serviço de interesse público. E a finalidade da CBF é promover o futebol. Convenhamos que ela tem bastante sucesso nisso, embora a maneira de fazer isso seja algo duvidoso e até questionável. E a declaração de Renato é de um profissional que perdeu uma grande oportunidade na carreira esportiva, mesmo tendo um comportamento reprovável aos olhos do chefe.

Considerando que Renato teve brilho e conquistas importantes ao longo da carreira mesmo após a copa de 1986, de que adiantou o corte da seleção? Abrir mão de todo um lado direito promissor numa seleção de futebol numa copa do mundo não me parece uma coisa inteligente. Talvez Telê tenha exagerado e perdido a Copa de 86 por causa disso. Talvez. É que numa copa do mundo todas as seleções estão com seu máximo e num torneio tão curto como a copa a oscilação de desempenho das seleções tende a ser desprezível, diferente do que se vê num campeonato longo, salvo por acontecimentos fortuitos, como quando Pelé se ausentou da copa de 62 e Neymar, na de 2014.

Pelo que é possível discernir, o desempenho da seleção de 86 poderia ter sido mais alto, mas isso não garantiria a taça, visto pelo que a seleção de 82 passou no Sarriá. Do episódio, fica apenas a questão do comportamento de Renato e se, mesmo hoje, não ocorre o mesmo com outros atletas, apenas com desfecho diferente.”
De Lopes Junior, sobre as bravatas de Renato, atacando Telê pelo corte da Copa de 1986.

Sem constrangimento, CBF banca novo ‘trem da alegria’

A repercussão negativa em torno do “trem da alegria” que a CBF vai promover na Copa do Mundo, levando presidentes das 27 federações e de 10 clubes sorteados, entre os quais o do PSC, só confirma que a entidade não consegue ficar muito tempo sem arranjar constrangimentos.

Como se já não bastasse ter um ex-presidente condenado e preso nos Estados Unidos, um ex-presidente escondido no interior do Rio de Janeiro e outro banido definitivamente do futebol, a CBF resolveu agradar os votantes de sua eleição carimbada com um alegre tour pelo país de Lênin e Maiakovski.

Vai torrar na brincadeira mais de R$ 3 milhões, sem se importar com críticas ou incoerências, como a de alegar que não tem recursos para implantar o sistema de monitoramento por vídeo (VAR) nos jogos da Série A ou ajudar de verdade o futebol feminino no país.

Ao contrário, a entidade se jacta de poder gastar essa pequena fortuna em algumas semanas de folguedo para os cartolas estaduais. Sem esquecer que, no caso dos dirigentes de federações, já recebem religiosamente um “mensalinho” para seguir apoiando os desmandos da confederação.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Gerson Nogueira

Leia mais notícias de Gerson Nogueira. Clique aqui!

Últimas Notícias