plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
GERSON NOGUEIRA

Leia na coluna de Gerson Nogueira: Dado põe fim à pré-temporada

O futebol já faz por merecer um estudo aprofundado sobre as razões que fazem times se transformarem completamente com uma simples troca de comando. A situação se repete entre nós. Em apenas dois jogos dirigindo o Papão, Dado Cavalcanti confirmou que um ch

O futebol já faz por merecer um estudo aprofundado sobre as razões que fazem times se transformarem completamente com uma simples troca de comando. A situação se repete entre nós. Em apenas dois jogos dirigindo o Papão, Dado Cavalcanti confirmou que um choque de gestão no momento certo quase sempre leva a resultados positivos.

Até duas semanas atrás, o time andava em círculos, patinava em erros, não conseguia vencer e – pior ainda – caía em desgraça junto à torcida. Com receio de perder o emprego, Marquinhos preferia não arriscar, o que acabou levando ao sério prejuízo da eliminação na Copa do Brasil.

As vitórias sobre Parauapebas e Interporto já permitiram ver um time inteiramente diferente daquele que não se decidia entre a timidez no ataque e o medo na defesa. Com Marquinhos, os jogadores tinham uma postura de cautela excessiva, talvez por influência da própria voz de comando.

Entre arriscar na busca por vitórias, o PSC se contentava em não perder. Com Dado, a história tem sido outra. As habilidades individuais são estimuladas para que contribuam para fortalecer o conjunto. De quebra, os jogadores adquiriram a confiança necessária para mostrar o que sabem e assumam riscos.

Na gestão anterior, a bola queimava nos pés de todos porque o time vivia um perigoso círculo vicioso: como as vitórias não aconteciam, a torcida chiava e o técnico redobrava os cuidados em campo. A diretoria decidiu, a tempo, brecar o processo e trouxe Dado de volta. As coisas começaram enfim a entrar nos eixos.

Os 180 minutos bem jogados pelo PSC sob nova direção – com seis gols marcados e um sofrido – não constituem garantia plena de sucesso. O trabalho está sendo reiniciado e é possível que ainda sofra alguns abalos, mas é inegável que até no aspecto emocional o time hoje tem nova feição.

Mais cartesiana das ciências inexatas, o futebol necessita de perfeita sintonia entre os seus pilares de sustentação – time e público torcedor. Quando a sintonia se estabelece entre essas duas frentes, as coisas tendem a funcionar. No caso bicolor, um sinal altamente positivo é o fim definitivo da pré-temporada alongada, esdrúxula teoria inventada pelo ex-técnico para justificar os muitos percalços do Papão sob o seu comando.

Leão busca reforços e um fantasma volta a rondar

O Remo vive dias estranhos. Eliminado de duas competições, só resta centrar esforços no Campeonato Estadual e a Série C. O torcedor, que estava insatisfeito com as atuações pífias contra Manaus e Bragantino, teve o consolo de ver um time brigador e destemido diante do Internacional.

Destemor não garante vitórias – como não garantiu na quarta-feira –, mas é um claro sinal de dignidade. A torcida precisava se sentir representada e, apesar das falhas bisonhas que propiciaram a vitória colorada no Mangueirão, decidiu aplaudir os jogadores à saída do campo.

Foi um claro recado ao grupo dirigido por Ney da Matta: erros podem ser tolerados, covardia não. Os aplausos constituíram um reconhecimento ao jogo de entrega e comprometimento, que lembrou a melhor atuação da temporada, vista no clássico Re-Pa.

Com um pouco de malandragem para vigiar a cobrança da falta, aos 20 minutos, o Remo teria controlado melhor a vantagem, com grandes chances de consolidar a vitória no segundo tempo, contra um visitante exaurido e sem forças para ameaças mais consistentes.

Ney da Matta, que chegou a colocar o cargo à disposição, renasce no comando ante a indiscutível realidade de que dirige um elenco com sérias limitações defensivas e criativas. Obviamente, o problema passa por ele, pois as contratações tiveram o seu aval.

Diretoria e torcida parecem conceder um voto de confiança ao técnico, mas ele tem que reagir logo, investindo em alternativas para tornar a zaga mais confiável e encontrando um camisa 10, dentro ou fora do Evandro Almeida. O próximo Re-Pa, dia 11 de março, será o teste de fogo.

A busca é tão urgente e desesperada que permite que, matreiramente, o fantasma de Eduardo Ramos volte a assombrar as cercanias de Antonio Baena. A boataria floresce em torno de um suposto retorno graças à estiagem de talento na meiúca remista.

Apesar disso, nem mesmo a grave dificuldade de momento pode justificar a insanidade que seria recair num erro já repetido duas vezes. Os dirigentes precisam ter isso em mente ao avaliar qualquer ideia nesse sentido.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Gerson Nogueira

Leia mais notícias de Gerson Nogueira. Clique aqui!

Últimas Notícias