plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
GERSON NOGUEIRA

Coluna do Gerson: Méritos a quem tem

Conquistada a permanência na Série B, tarefa consumada na vitória sobre o Náutico, terça-feira, o Papão ganha um tempo precioso para planejar a próxima temporada. A partir do elenco atual, pode formar uma base razoável como ponto de partida para ter um el

Conquistada a permanência na Série B, tarefa consumada na vitória sobre o Náutico, terça-feira, o Papão ganha um tempo precioso para planejar a próxima temporada. A partir do elenco atual, pode formar uma base razoável como ponto de partida para ter um elenco tecnicamente consistente e confiável.

A situação atual permite projetar a permanência do técnico Marquinhos Santos, que parece ter adquirido a confiança de diretores e torcedores para continuar o trabalho. Não exibe números que justifiquem aprovação plena, mas ninguém pode negar-lhe o mérito de haver tirado o máximo possível de um grupo reconhecidamente limitado, que não ajudou a montar.

Marquinhos dirigiu o time em 24 oportunidades, contabilizando 9 vitórias, 6 empates e 9 derrotas. Aproveitamento de 45,8%. Quando assumiu a função, ainda no primeiro turno, após a saída de Marcelo Chamusca, o Papão ocupava o décimo lugar na classificação e oscilava perigosamente para baixo. Continuou caindo de rendimento em situação agravada pelo fraco desempenho nos jogos como mandante.

Por sorte, ao mesmo tempo em que tropeçava diante de seu torcedor, o Papão se especializava em arrancar bons resultados fora. Ao todo, foram até agora seis vitórias como visitante, marca inédita no histórico recente do time em certames nacionais.

Mesmo que a tendência negativa dentro de casa tenha permanecido até rodadas recentes, há hoje uma evidente evolução determinada por fatores circunstanciais. O time passou a desenvolver um jogo à altura de suas possibilidades e ganhou fôlego à medida que o técnico se libertou das excessivas cautelas.

Depois de muito insistir com o sistema de três volantes, defendido a ferro e fogo por Chamusca, Marquinhos finalmente viu as luzes se acenderem quando buscou uma alternativa surgida da necessidade de compor meio-campo e ataque em momento de várias ausências na equipe.

Descobriu, de repente, que era possível aproveitar o potencial técnico e a juventude de Fábio Matos para dar à meia-cancha a qualidade tão cobrada ao longo da campanha. Nas quatro últimas rodadas, Fábio vem se destacando como criador de jogadas, assistente e definidor.

Vale lembrar que a primeira vitória fora de casa conquistada sob o comando de Marquinhos teve participação importante de Fábio. Contra o Vila Nova-GO, em Itumbiara, ele foi o autor do lançamento que pôs Rodrigo Andrade na cara do gol igualando o marcador e dando início à reação que levou a uma grande vitória.

Curiosamente, por razões desconhecidas, o jogador foi deixado de lado e nunca mais apareceu como titular. Ressurgiu agora e vem funcionando muito bem, contribuindo para dar vida a um quadrado ofensivo que arejou o jogo e a distribuição do Papão em campo.

Méritos de Marquinhos, que recuperou uma peça importante e alterou sua estratégia de jogo, e do próprio Fábio, determinando a desmentir a crença de que não haveria vida inteligente no meio-campo alviceleste.

Roger e o Botafogo: entre a mágoa e a bonomia

O futebol é marcado por episódios desconcertantes, e disso deriva muito de seu fascínio. Tomemos por exemplo a marcante história de Roger, atacante experiente que o Botafogo tornou conhecido nacionalmente, viveu há algumas semanas um drama pessoal que provocou consternação geral. Diagnosticado com um tumor renal, viveu dias de apreensão até que fossem realizados exames mais específicos. Felizmente, a biópsia revelou que o tumor era benigno.

Passado o susto, soube-se que Roger recebeu proposta tentadora do Corinthians para se transferir no começo do ano. Nada mais natural para um atleta que cumpriu trajetória destacada na Taça Libertadores, participando de quase todos os jogos do Botafogo na competição e tendo um papel tático que ia além das tarefas de centroavante. Depois da notícia sobre o tumor, o Corinthians suspendeu as conversas com ele.

Nesta semana, o jogador pediu reajuste de salário ao Botafogo. A pedida, em torno de R$ 250 mil, mais luvas e bônus por metas alcançadas, causou certo desconforto pela própria situação financeira vivida pelo clube, que mantém uma política de austeridade nos gastos como meio de se recompor financeiramente dos malefícios herdados da gestão anterior (do dentista Maurício Assumpção).

Alvo de críticas nas redes sociais, Roger – que se reapresenta hoje para treinos com o elenco botafoguense – se mostrou surpreso com a repercussão do episódio. Não deveria. O futebol é um poço de emoções reprimidas e incontroláveis. Nunca se sabe o que pode acionar o botão da bonomia ou fazer disparar o gatilho da mágoa.

Carlos Roberto abrilhantará o encontro botafoguense

Aos baluartes da coluna, que pediram mais informações sobre a venda de ingressos para o IV Encontro dos Seguidores da Estrela Solitária – 2017 Ano Inesquecível, a comissão organizadora avisa que as camisetas que irão garantir acesso ao almoço estão à venda no seguinte endereço: avenida Senador Lemos, 1119, entre Manuel Evaristo e José Pio, ou pelo fone 3349-6967 (Lucas Rabelo).

O encontro se realizará no restaurante Albatroz, no conjunto Marex, em Val-de-Cans, no próximo dia 25 de novembro, das 12h às 18h. Além de feijoada, sorteio de brindes e muito samba, o evento terá palestra do ex-jogador e ex-técnico botafoguense Carlos Roberto, campeão de 19671968, integrante da célebre SeleFogo.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Gerson Nogueira

Leia mais notícias de Gerson Nogueira. Clique aqui!

Últimas Notícias