plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
GERSON NOGUEIRA

A vitória do alívio

Com o merecido placar de 3 a 1 imposto ao Náutico, ontem à noite, na Arena Pernambuco, o Papão alcançou 45 pontos, posicionou-se no 10º lugar e conseguiu selar sua permanência na Série B, afastando a ameaça de rebaixamento. A luta pela sobrevivência na co

Com o merecido placar de 3 a 1 imposto ao Náutico, ontem à noite, na Arena Pernambuco, o Papão alcançou 45 pontos, posicionou-se no 10º lugar e conseguiu selar sua permanência na Série B, afastando a ameaça de rebaixamento. A luta pela sobrevivência na competição vinha desde o final do primeiro turno, com desempenho instável e pouca confiabilidade.

A esquematização da equipe com dois volantes e dois meias (sendo Juninho surgindo às vezes como falso atacante), mantida há quatro rodadas, foi a que mais se adequou às necessidades do segundo turno da competição, quando o grau de dificuldade se acentuou na busca por vitórias.

No confronto de ontem, o time desempenhou uma estratégia quase perfeita, marcando um gol logo aos 13 minutos, com Bergson, sofreu o empate num lance bobo, envolvendo Perema e Ayrton, mas teve serenidade para seguir jogando com correção e mantendo o Náutico sob controle.

Contou muito para o triunfo o desespero demonstrado pelos donos da casa. Sem organização na saída para o ataque, o time jogava como quase todos os times treinados por Roberto Fernandes: errava passes e concentrava seu arsenal ofensivo no chamado jogo do abafa, cruzando bolas sem direção. Em nenhum momento conseguiu envolver o setor defensivo paraense.

No meio-campo do Papão, destaque para Fábio Matos, que participou de dois gols, com assistência para Bergson no primeiro e passe açucarado para Caion fazer o segundo, aos 19’ da etapa final. Pela dinâmica que cria e a movimentação permanente, Fábio se consolida como o meia-armador que o time buscava desde que Fernando Gabriel foi embora.

Depois de retomar a vantagem, o Papão tornou-se senhor absoluto frente a um Náutico desnorteado, fisicamente exausto e sem estabilidade emocional para tentar igualar o marcador. Marquinho ainda arriscou tirando Fábio e colocando o zagueiro Rafael Dumas, mas Jonathan (que substituiu a Recife) voltava para compor a marcação e o time seguiu dando as cartas.

O terceiro gol foi consequência natural da superioridade bicolor no gramado. Em lance praticamente morto, a bola chegou a Diogo Oliveira, que teve tranquilidade para esperar Caion se posicionar. O passe saiu na medida para a finalização do artilheiro da noite, aos 49’.

No pós-jogo, Marquinho fez leitura correta e sem exageros do que havia sido a atuação do time, evitando cair na tentação de festejar a permanência na divisão. Sobre o jogo, observou, com razão, que o segundo tempo do PSC foi de ampla superioridade e organização sobre o Náutico.

Vale destacar que a vitória em Pernambuco, mesmo contra adversário destroçado, dá ao Papão sua melhor colocação na história como visitante em competições por pontos corridos, com seis vitórias fora de casa.

Remo e Ramos selam divórcio amigável

Durou mais de três anos o casamento entre Remo e Eduardo Ramos, com direito a alguns rompimentos pelo caminho e muitos arrufos de parte a parte. Curiosamente, a torcida quase sempre esteve ao lado do jogador, reação que contrastava com o próprio desempenho errático de Ramos ao longo das competições.

Chegou sob desconfiança, estrelando campanha de marketing em torno da Camisa 33, após deixar o maior rival, mas respondeu em campo, com demonstrações de talento que cativaram os azulinos. Sai depois de 110 jogos e 26 gols marcados.

Dono de técnica indiscutível, capaz de jogar em bom nível numa competição de porte mediano como a Série C, Ramos era querido pelos torcedores, mas não conseguiu se firmar como ídolo por ter dificuldades em manter a regularidade nas atuações.

Além dos títulos estaduais de 2014 e 2015, Ramos viveu seu melhor momento na campanha de acesso à Série C ao assumir de verdade a condição de líder da equipe. Se tivesse feito isso mais vezes, dificilmente sairia do Evandro Almeida.

À medida que os altos e baixos se repetiam, principalmente por motivos extracampo, o camisa 10 ia perdendo cacife junto à massa azulina. A gota d’água foi sua discreta participação na Série C deste ano, culminando com o mau desempenho no penúltimo jogo (contra o Sampaio, em Belém) e a ausência na partida final contra o Salgueiro.

O acordo celebrado com a nova diretoria parece também encerrar uma sequência de desacertos quanto ao pagamento de salários e direitos. Que a paz esboçada na nota oficial do Remo seja de fato um retrato da realidade.

Cresce expectativa pelo 4º Encontro da Estrela Solitária

É cada vez maior a expectativa pelo 4º Encontro dos Seguidores da Estrela Solitária no Pará. O evento acontece no próximo dia 25 de novembro, no restaurante Albatroz, do IV Distrito Naval, com a possível presença de Jairzinho Furacão da Copa e Maurício, herói do título botafoguense de 1989. O objetivo é comemorar o grande ano alvinegro e homenagear alguns dos maiores ídolos da história do Botafogo.

Integram a comissão organizadora o almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho, comandante do IV Distrito Naval, o engenheiro Fábio Ferreira e o grande baluarte alvinegro Alexandre Carvalho. O próprio Alexandre esclarece que, na nota publicada anteriormente, dois nomes foram citados de forma incorreta como membros da comissão.

As camisetas (que valerão como ingresso) serão colocadas à venda a partir do próximo dia 10 de novembro.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Gerson Nogueira

Leia mais notícias de Gerson Nogueira. Clique aqui!

Últimas Notícias