plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
GERSON NOGUEIRA

Síndrome de reizinho

O Brasil jogou contra o Equador na quinta-feira e a torcida foi reapresentada ao Neymar fominha, preocupado com a própria imagem e obcecado pela ideia de ser protagonista a qualquer preço. Lembrou até o atacante imberbe dos tempos de Santos, cujos pecadil

O Brasil jogou contra o Equador na quinta-feira e a torcida foi reapresentada ao Neymar fominha, preocupado com a própria imagem e obcecado pela ideia de ser protagonista a qualquer preço. Lembrou até o atacante imberbe dos tempos de Santos, cujos pecadilhos e birras eram perfeitamente perdoáveis. O problema é que o garoto virou homem e o aspirante a craque é hoje um dos melhores do planeta, e precisa agir como tal. Mais que isso: é o principal astro da Seleção Brasileira, mas não pode achar que é o dono da companhia.

Diante dos equatorianos, Neymar voltou a exibir a face firuleira e egoísta. Foi o mesmo jogador que enfrentou problemas na chegada ao Barcelona devido ao estilo individualista e pouco afeito ao trabalho de equipe. Sob a batuta de Luís Henrique, foi burilado e atingiu seu melhor nível como futebolista, chegando em certos momentos – como no ano passado – a quase igualar Messi em termos de importância para o time.

Nada disso foi possível ver na partida do Beira-Rio. Neymar apanhava a bola e partia logo para dribles impossíveis sobre três, às vezes quatro, marcadores. Tentou isso várias vezes. Ao perceber que não levaria vantagem sobre os marcadores, perdeu a compostura. Apelou para simulações ridículas, irritando o árbitro e os equatorianos.

Durante todo o primeiro tempo só conseguiu encaixar uma boa jogada. Foi o passe certeiro para Willian bater da entrada da área, com grande perigo. Ficou nisso. Insistia nas jogadinhas pelo meio ou pela esquerda, sempre buscando concretizar “a” arrancada. Parecia disputar um jogo particular, no qual o mais importante não era marcar gol, mas driblar o máximo de equatorianos até deixá-los caídos e humilhados no gramado.

Bem postados e violentos, os defensores não permitiram que ele tivesse êxito, o que redobrou a irritação de Neymar. Logo no começo do segundo tempo, deu um carrinho bobo junto à linha lateral por pura raivinha. Tomou o cartão amarelo. Por reclamações e teatro de quinta categoria, podia perfeitamente ter sido expulso.

Só foi melhorar depois da entrada de Phillipe Coutinho, quando resolveu se espertar e interagir com os demais atacantes e meias. Viu Paulinho abrir o placar e, em seguida, Coutinho liquidar a fatura após inspirada assistência de Gabriel Jesus. A perspectiva de se ver superado pelos dois garotos parece ter mexido com os brios do craque do PSG, que por alguns minutos voltou a ser solidário nas jogadas e quase deixou sua marca, disparando forte à esquerda do gol.

Ficou no ar a sensação de que Tite terá pela frente um espinhoso período de dedicação a Neymar. A conversa precisa começar mais ou menos na seguinte linha: craque de verdade joga futebol e não perde tempo com provocações bobas. Um sujeito que almeja ser o melhor entre os melhores não pode ficar choramingando a cada choque com um equatoriano ou reclamando de tostões. Acima de tudo, tem que se dedicar a jogar bola.

Tite pode até apelar para uma comparação prática: mostrar a Neymar que a melhor referência é seu ex-companheiro de Barça Lionel Messi, de fleuma notável ao ser caçado em campo. Ninguém jamais viu La Pulga se lamuriar das bordoadas que recebe. Na verdade, como acontecia com El Pibe Maradona, as pancadas parecem surtir efeito contrário: atiçam o gênio, que se torna ainda mais destemido e letal.

Na flor dos 25 anos, Neymar precisa domar seus anseios. A saída do Barcelona parece provocar nele a necessidade de provar alguma coisa. Bobagem. Segue como o grande astro do Brasil e o importante agora é mostrar que continua focado na meta de ser melhor do mundo, o que obrigatoriamente inclui conquistar uma Copa do Mundo – coisa que nem Messi, nem Cristiano conseguiram até hoje. E a Rússia é logo ali.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Gerson Nogueira

Leia mais notícias de Gerson Nogueira. Clique aqui!

Últimas Notícias